Quem Somos

Nossa breve e “intensiva” história:

A Sociedade de Terapia Intensiva de Pernambuco – SOTIPE/AMIB-PE, fundada em 1993, “é uma associação civil, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, de caráter científico-cultural, relacionada às áreas multidisciplinares de atendimento a pacientes graves ou de alto risco” (Art. 1º do Estatuto da SOTIPE/AMIB-PE). Somos uma regional da AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira (www.amib.org.br).
Nosso objetivo, entre outros, é integrar os profissionais que trabalham em Terapia Intensiva em Pernambuco, respeitando a interdisciplinaridade dessa especialidade, promovendo treinamento e aprimoramento científicos, elevando assim a qualidade assistencial e de relacionamento interpessoal entre os que tratam dos pacientes críticos. Engloba profissionais graduados em Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia, Farmácia e Odontologia.
A Medicina Intensiva é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Comissão Nacional de Residência Médica desde o ano de 2002. Como especialidade oficialmente nova, carece, em nosso Estado, de maior divulgação entre os médicos jovens e em formação; assim, a SOTIPE/AMIB-PE também orienta e apóia estudantes de Medicina, que compõem as Ligas Acadêmicas de Medicina Intensiva (LIGAMI) de Pernambuco. Atualmente encontra-se em atividade a Liga Pernambucana de Emergências (LPE – www.lpeupe.com), que funciona no Hospital Universitário Oswaldo Cruz e é reconhecida pela AMIB como uma LIGAMI, estimulando o conhecimento e aproximando os estudantes da Medicina Intensiva.
A SOTIPE/AMIB-PE está entre as dez regionais da AMIB com o maior número de associados (somando hoje quase 200). Isto permite que nas Assembléias de Representantes da AMIB, Pernambuco tenha dois Associados Representantes com direito a voto, além do voto do Presidente.
Do ponto de vista de organização de atividades científicas, a SOTIPE/AMIB-PE não pára há anos. Em 1995, com apenas dois anos de existência, realizou o VII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, maior evento nacional da área na época e, desde então, foram várias Jornadas e Congressos consecutivos, somando sucessos nos eventos e agregando profissionais ao seu quadro de associados e de membros executivos, que ajudam a fazer da SOTIPE/AMIB-PE uma entidade constantemente produtiva.

Conheça os principais eventos que já realizamos:

1994 – I Jornada Pernambucana de Terapia Intensiva;
1995 – VII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva;
1996 – II Jornada Pernambucana de Terapia Intensiva;
1998 – III Jornada Pernambucana de Terapia Intensiva;
1999 – I Congresso Pernambucano de Terapia Intensiva;
2001 – II Congresso Pernambucano de Terapia Intensiva e III Congresso Nordestino de Medicina Intensiva;
2003 – III Congresso Pernambucano de Terapia Intensiva e I Sepse Nordeste;
2005 – IV Congresso Pernambucano de Terapia Intensiva e II Sepse Nordeste;
2006 – XII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva.
Em 2006 a SOTIPE/AMIB-PE atingiu seu auge na produção de eventos, com o já citado XII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, que congregou cerca de cinco mil participantes, vindos de todos os Estados do Brasil e de vários países do mundo, como Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Portugal, Espanha, França, Bélgica e Itália. Esse congresso se equiparou a outros considerados de excelência mundial, e divide hoje a posição de maior evento de Medicina Intensiva do mundo, junto com os Congressos da SCCM – Society of Critical Care Medicine (Estados Unidos), Internacional Symposium of Intensive Care and Emergency Medicine (Bélgica) e o Congresso da World Federation of Critical Care Medicine (Federação Mundial).

2007 – I Congresso Luso-Brasileiro de Medicina Intensiva, V Congresso Pernambucano de Terapia Intensiva e III Sepse Nordeste, todos dentro de um mesmo evento.
A SOTIPE, na época através do Dr. Odin Barbosa da Silva, resolveu cruzar o Oceano Atlântico e desembarcou em Portugal, estabelecendo laços científicos e de amizade com a Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (SPCI – www.spci.pt) que duram até hoje. O Dr Odin Barbosa e o Dr. Marcos Gallindo haviam visitado Portugal para divulgar o XII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva de 2006. Assim nasceu a ideia de realizar um evento científico Luso-Brasileiro. O evento, de excelente qualidade científica e organizacional, foi realizado em Porto de Galinhas, teve o apoio da SPCI e da AMIB, e foi dividido em uma etapa realizada no Brasil e uma etapa realizada em Portugal, estabelecendo o padrão atual dos congressos Luso-Brasileiros que ocorreram desde então. Hoje, o Congresso Luso-Brasileiro é organizado pela AMIB sendo considerado um importante evento da sua grade científica, realizado a cada dois anos em capitais do Nordeste. Em 2012 ocorreu em João Pessoa – PB e em 2014 está programado para ocorrer em Natal – RN.

2009 – VI Congresso Pernambucano de Medicina Intensiva / IV Sepse Nordeste – Porto de Galinhas – PE.
2010 – II Congresso Luso-Brasileiro de Medicina Intensiva – Summerville Beach Resort – Porto de Galinhas – PE (com etapa Portuguesa em Funchal, Ilha da Madeira).
2010 – II Congresso Brasileiro de Neurointensivismo / I Forum Pernambucano de Neurointensivismo – Mar Hotel – Recife.
2011 – VII Congresso Pernambucano de Medicina Intensiva / V Sepse Nordeste – Mar Hotel – Recife – PE.

Outras atividades e planos para o futuro próximo:

A SOTIPE/AMIB-PE, em conjunto com o Comitê Estadual de Terapia Intensiva de Pernambuco – CETIPE, da Secretaria Estadual de Saúde, participou da construção das “Pautas em Medicina Intensiva – Adulto”, na tentativa de uniformizar o orientar os procedimentos dentro das várias UTIs públicas do Estado, respeitando suas diversidades. Também elaborou, a pedido da Secretaria Estadual de Saúde, os “Critérios de Admissão e Alta em Unidades de Terapia Intensiva” adaptando a literatura mundial à nossa realidade.
Membros atuais e passados das Diretorias da SOTIPE/AMIB-PE também fazem parte da Câmara Técnica de Medicina Intensiva do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco – CREMEPE.
Fora do ambiente da UTI, a SOTIPE/AMIB-PE também procura levar ao público leigo informação sobre o que são as Unidades de Terapia Intensiva, numa tentativa de desmistificação e esclarecimento de dúvidas frequentes da população, participando de encontros, mídia impressa e TV.
Além disso, a SOTIPE/AMIB-PE realiza, a nível local, em Recife, as suas “Reuniões Mensais”, reuniões científicas para discussão de temas sempre atualizados, em número de cerca de sete ao ano, tendo como palestrantes colegas locais ou de outros Estados. A partir de 2012, sob a Coordenação do Dr. Cristiano Hecksher, as reuniões tomaram um formato de discussão de temas importantes na Medicina Intensiva, com grande participação da plateia, gerando uma excelente oportunidade de troca de ideias. A programação para este ano especialmente feita para você, estudante ou profissional que se interessa pelos cuidados aos doentes gravemente enfermos, pode ser acessada na nossa agenda de eventos (link).
No início de 2012, a SOTIPE/AMIB-PE entrou no Facebook, numa tentativa de ficar mais próxima e interagir mais com seu público. O resultado nos surpreendeu e hoje temos mais de 350 “amigos”. Encontre-nos e peça amizade à Sotipe Amibpe!
Também em 2012 decidimos reativar nossos Departamentos multiprofissionais, tentando escolher nomes que estejam engajados e interessados em promover a Terapia Intensiva em suas profissões. Estamos renovando as coordenações dos Departamentos de Pediatria, Fonoaudiologia e Psicologia. Criamos o Departamento de Odontologia em Terapia Intensiva e estamos em processo de criação do Departamento de Farmácia. Solicitamos fôlego novo aos Departamentos de Enfermagem e Fisioterapia e estamos tentando reativar o Departamento de Nutrição. Nossa intenção é estimular estes Departamentos a desenvolver seus próprios eventos de forma a alcançar mais pessoas das várias profissões que compõem o ambiente da Terapia Intensiva, melhorando seu conhecimento científico e promovendo interação multiprofissional.
Outra ação planejada é a criação de subregionais da SOTIPE em Caruaru e Petrolina, para estimular os intensivistas destas regiões a ter seus próprios eventos. Estamos realizando os primeiros contatos com profissionais da Medicina Intensiva destes locais e esperamos conseguir implementar esta ação, tão importante para nosso crescimento.
Estamos retomando a realização dos cursos AMIB no nosso Estado e já temos um FCCS (curso AMIB/SCCM de Fundamentos de Medicina Intensiva) e um CITIN (Curso de Imersão em Terapia Intensiva Neurológica) sendo agendados para o segundo semestre deste ano.
Como não podia deixar de ser, já estamos iniciando os preparativos para o VIII Congresso Pernambucano de Medicina Intensiva / VI Sepse Nordeste / II Fórum Pernambucano de Neurointensivismo, pré-agendado para o início de junho de 2013. Para este evento, o plano é realizar todas as palestras de forma multiprofissional, permitindo a todos conhecer os diversos pontos de vista dos vários profissionais que compõem nossas UTIs, para cada assunto abordado.
Lembramos, finalmente, que o Associado AMIB é também automaticamente Associado SOTIPE/AMIB-PE. Conheça as inúmeras vantagens de ser um Associado SOTIPE/AMIB-PE e junte-se a nós! A associação é feita diretamente através do site da AMIB.
Convidamos agora você a navegar nosso site. Conheça os membros da Diretoria e dos seus Departamentos; como entrar em contato; como se associar; nossa agenda de atividades; aulas em PDF; fotos de eventos passados; links úteis e muito mais!
Venham nos conhecer de perto! A SOTIPE/AMIB-PE tem sempre um lugar aberto para quem quer trabalhar em prol da Medicina Intensiva Pernambucana.

Diretoria SOTIPE 2012-2013: Marcos A C Gallindo, Cristiano A Hecksher, Gustavo Trindade H. Filho, Noel G Loureiro, Renata B C Bezerra e Silva, Catarina Hanne.